The HTML Review é uma seleção anual de literatura feita para existir na web. Eu adorei a ideia desse projeto.
Na web a gente usa o hipertexto para nos comunicarmos. O hipertexto é único da web, a gente não pode fazer ele no mundo real, porque suas interligações (os links) são próprios da descentralização digital na qual a web foi fundada.
Mesmo assim, muito do que a gente lê na internet usa muito pouco dos recursos mais únicos do hipertexto. Essa última década a web pareceu regredir ainda mais nesse sentido. Ao invés de experimentarmos mais, estamos cada vez menos explorando as possibilidades do hipertexto como formato, reduzindo-o à representações reais do texto convencional: sites de revista parecem revistas, sites de jornal se comportam como jornais de papel. Instagram sequer aceita links nos seus posts.
O The HTML Review é um movimento contra isso. O próprio site é algo visualmente único da web, e os textos que ele destaca, como “GUESS WORDS” só poderiam fazer sentido num navegador.
Eu já favoritei esse site e salvei ele na minha barra de favoritos. Eu mal posso esperar pela próxima edição, no ano que vem.