Sobre

O Pão com Mortadela é uma webzine de cultura que se transformou num blog colaborativo.

Nosso objetivo é oferecer um espaço compartilhado para a publicação de artigos e críticas de todo o âmbito cultural. Não há requisitos de entrada, apenas jogue suas idéias para nós e a gente vai ajudar a dar vida à elas.

A ideia inicial do PCM era a de criar um espaço onde amigos pudessem sugerir uns aos outros aquilo que eles consumiam em termos de cultura. Sejam livros ou filmes, jogos ou músicas, o PCM foi planejado para ser um espaço seguro de compartilhar e discutir ideias sobre aquilo que gostamos, e agora queremos que você faça parte dele também.

Tendo isso em mente, o Pão com Mortadela é fundamentado nos seguintes princípios:


1. O Pão com Mortadela é gratuito.

O PCM existe como um espaço colaborativo para críticos, ensaístas e entusiastas, além de pessoas interessadas por crítica e análise cultural. A plataforma em si não visa lucros, e todas as posições editoriais são voluntárias. Custos de domínio e servidores são cobertos pelo editor do site.

Todo o conteúdo que aparece nesse site é de propriedade de seus autores e podem ser compartilhadas e republicadas livremente, vendidas para outras publicações ou fazerem parte de campanhas de arrecadamento, como Patreons e Catarse.


2. O Pão com Mortadela é aberto.

Nós aceitamos qualquer autor, independente da experiência prévia, e trabalharemos com eles para desenvolver suas ideias em algo que se encaixa no foco editorial do site, considerando que o autor fará sua parte no processo. Nós não acreditamos em regras restritas de forma do nosso conteúdo. Traga a sua ideia e nós trabalharemos juntos para torná-la real.

Nosso objetivo é fazer com que nossos autores prestem o mesmo serviço que eles estão nos oferecendo, promovendo-os, orientando-os e, geralmente, ajudando onde podemos. Vemos a edição como uma forma de orientação, ao invés de reforçar um estilo distinto. Nosso processo visa a curadoria mais do que de canonização.

Nosso status como uma plataforma gratuita nos impede de oferecer remuneração aos autores. Mesmo assim, entendemos que oferecer um lugar para a exposição de trabalho e para o crescimento é a maneira da nossa área de conhecer novos talentos, e por isso fazemos essa oferta com humildade.


3. O Pão com Mortadela é inclusivo.

Nós recebemos pessoas de todos os gêneros, sexualidades, nacionalidades e crenças, e esperamos o mesmo de nossos leitores. Comentários sexistas, racistas, homofóbicos, transfóbicos ou qualquer outro tipo de linguagem discriminatória não será tolerada nesse site.

A equipe do Pão com Mortadela modera o espaço de comentários e removerá qualquer mensagem que não atenda aos nossos padrões de éticas da comunidade. Você está convidado a responder em outro lugar, não somos obrigados a hospedar sua resposta aqui. Nem toda história tem outro lado que precisa ser ouvido, e a obsessão do jornalismo em fornecer contas equilibradas com muita frequência o transforma em uma plataforma para os ignorantes, os odiosos, os intolerantes.

Além disso, entendemos também que a inclusão é mais do que a ausência de discriminação e visa publicar uma diversidade de vozes. Não vamos esperar até que isso se encaixe de alguma forma, mas procuraremos escritores para enriquecer o conteúdo desse site com novas perspectivas.


4. O Pão com Mortadela é independente.

Estamos empenhados em servir aos nossos leitores em primeiro lugar, e visamos manter um bom relacionamento com editores, convenções e outros escritores. Nosso conteúdo editorial representa as opiniões desse site e de seus autores, e ninguém mais.