Uma Aventura LEGO tinha um zilhão de chances de dar errado. Poderia acabar sendo um grande comercial das peças de montar, ou um monte de referências que crianças não entenderiam e que os adultos não gostariam (como nos dois últimos Shrek). Mas não: Uma Aventura LEGO acertou em cheio.
Primeiro, sim. É um grande comercial da LEGO, mas isso não é de todo ruim. Usar todo o universo de coleções que a empresa possui para criar um mundo inteiramente feito de peças de montar é no mínimo incrível. Em alguns momentos, inclusive, eu esqueci completamente que o filme era feito em computação gráfica e achei que era um stop-motion usando os brinquedos reais. São ruas, casas, prédios e cenários inteiros feitos apenas com as peças de montar. Até mesmo a água é feita com as peças “um por um” (inclusive, as nomenclaturas que usamos quando estamos montando os sets são usados pelos personagens, um deleite).
Mas Uma Aventura LEGO vai além porque é tudo o que o cinema quis mostrar. Ele leva a imaginação a sério permitindo que completamente qualquer coisa apareça na tela. Isso quer dizer que aqui é o único filme em que será possível conferir personagens como Batman, Dumbledore, Michelangelo, Michelangelo (o pintor), Gandalf, Super-Homem, Lanterna Verde, Mulher-Maravilha, Shakespeare, Han Solo, Chewbecca e C3PO em um cenário. É mágico poder assistir metade das referências de sua infância juntas em um só quadro de filme.
E é isso que torna Uma Aventura LEGO tão especial. Ele pega os imaginativos mundos criados pelas crianças com os conjuntos de LEGO e dão movimento. Mas a essência da brincadeira está sempre lá: enquanto os personagens correm em um carro turbinado, eles atravessam o Velho-Oeste e a lua, um mar cheio de piratas, um arranha-céu maligno e uma nuvem que parece ter sido criada por John Lennon e a Lucy no céu com diamantes.
Benny, o astronauta da década de 50 e um dos mais adoráveis personagens do filme.
Tudo é incrível em Uma Aventura LEGO. Tudo é possível também. Com os cenários feitos inteiramente de peças de LEGO e usando todas as centenas de licenças que a LEGO possui, os diretores criam um incrível filme cheio de criatividade e humor, uma mensagem importante (para tanto filhos quanto pais) e torna possível que o mundo de imaginação que todas as crianças sonham quando crianças se torne real em um filme.
(Ah, sim, você vai ficar com a música-tema na cabeça por alguns dias).