(Tá aí uma dica que foi difícil de encontrar uma imagem pra ilustrar).

O Giovanni Arceno teve uma ideia fantástica: criar uma newsletter onde, de segunda a sexta, ele manda um trecho de literatura brasileira.

É basicamente essa a dica de hoje, mesmo. Não tem muito o que eu falar, né? O Leia Brasileiros é basicamente isso, e é justamente isso que faz ele especial. Todo o dia, lá pela manhã, eu recebo um trecho de algum livro de autor brasileiro. Tem de tudo: poema, conto, romance. O Arceno ainda solta alguns comentários no final do trecho, que é sempre uma graça de ler.

Coisinha pouca, mas que me incentivou muito a ler ano passado. O site do projeto é direto na necessidade: o brasileiro lê, em média, dois livros por ano. Isso é muito pouco, claro, então imagina o quanto disso é de autor brasileiro? Antes de assinar, pra ser bem sincero, eu lia muito pouco também. Pior, eu não explorava. Fora os nossos “grandes clássicos” e um pouco de Daniel Galera, eu nunca parei pra ir explorar mais autores, mais gêneros e estilos literários que a galera escreve por aqui. Ainda bem que eu assinei o Leia: nos últimos dois meses do ano eu li quatro livros brasileiros (um do Galera, Meia-noite e vinte, que vai virar post aqui semana que vem). Mas eu descobri Quarto de Despejo, que é fantástico; O Homem que Calculava, que me faz sentir saudade da faculdade de estatística; e Turismo para Cegos, que se transformou em um dos meus livros favoritos. Coisa mais boa de ler. E eu quero ler muito mais.


Leia Brasileiros é a dica de hoje. Mas também é um pedido. A gente escreve muita coisa boa, de tudo que é jeito. Assina já a newsletter, é bom pra caramba.