A dica de hoje é um app. Mas é um app que eu ando usando com uma certa frequência ultimamente. O Fluid é um navegador que permite que tu faça duas coisas ao mesmo tempo. Seja trabalho e trabalho, seja diversão e diversão, seja diversão e trabalho.

Funciona assim: o Fluid tem um controle de transparência na barra de ferramentas. com ele, você controla o “quanto” você quer dar destaque a janela do navegador. Daí você coloca o Fluid num canto (ele é redimensionável, mas a gente normalmente usa ele pequenininho em algum canto da tela) e vai trabalhar. O Fluid tem suporte a qualquer um dos principais serviços de vídeo (YouTube, Vimeo, Netflix, MUBI, Hulu…), então você pode ver o último vídeo da Jout Jout ou um novo episódio de Better Call Saul enquanto faz aquele TCC básico.

Claro, o Fluid não é um navegador bom. Ele é feito pra você abrir, colocar algo que queira assistir, definir a transparência e meter num canto do seu monitor. Ele não vai te atrapalhar mais. Ele, inclusive, vai fingir que não está lá quando clicar nele. Você pode selecionar um texto no documento que você está lendo e que está embaixo da janelinha do Fluid, como se não estivesse ali.

Como funciona o Fluid

A gente anda usando o Fluid aqui enquanto escreve nossos posts, inclusive. Quando escrevi sobre Love, a nova série original do Netflix, eu comentava algumas particularidades de uns episódios enquanto eu revia eles com o Fluid. Eu não recomendo quando tu quer ver um filme que tu quer muito ver, mas ele é bacana pra quando tu tá com aquele trabalho pra fazer e precisa de alguma inspiração. Ele também é ótimo quando você está aprendendo a fazer algo com um vídeo tutorial, porque consegue ficar fazendo as coisas enquanto o seu tutor diz pra você fazer.


Fluid Browser. OS X. Você pode comprá-lo na Mac App Store.