Eu comprei meu Nintendo 3DS em junho de 2013 com o único propósito de jogar o remake de The Legend of Zelda: Ocarina of Time. É um dos meus jogos favoritos, e poder jogá-lo num console de novo era um sonho. Quando eu comprei o 3DS, porém, tinham acabado de lançar um jogo que estava rasgando elogios. Fui lá e comprei.

Eu jogo Animal Crossing: New Leaf todos os dias desde então, sem exceção. Talvez tenha sido a pior escolha da minha vida. Ou talvez a melhor.

Esqueça as barras de necessidade, as aspirações e os desafios para conseguir um bom emprego nos outros simuladores de vida por aí. Em Animal Crossing: New Leaf, todo o possível estresse que você poderia ter para satisfazer seu avatar no jogo é reduzido para um mínimo de atividades. É um simulador de vida minimalista, mas não pobre. Comprovando que sua fórmula é perfeita para os videogames portáteis, o progresso em New Leaf ocorre dia após dia, com uma série de atividades e eventos para que o jogador sempre sinta-se recompensado com as tarefas que deve cumprir.

Imagem do jogo

“Recompensa”, inclusive, é uma constante em New Leaf. Toda a interação social que você tem com os seus vizinhos animais, cada novo passo em melhorar sua cidade ou sua casa, são recompensados. Em Animal Crossing, você mora em uma pequena cidade do interior habitada por vários tipos de anivais. Cachorros, zebras, girafas, esquilos, tartarugas, e assim por diante, e a cultura dessa cidade toda gira em colecionar e decorar. Colecionar fósseis, insetos, seres marinhos, móveis e frutas; decorar sua casa, pagar hipotecas imensas para o maligno Tom Nook e melhorar sua cidade. Em New Leaf, você assume o papel de prefeito, e você se torna o centro da cidade: construir novos projetos públicos, como café, bancos e pontes; e aplicar leis, como “acordar cedo”, ou “ficar acordado até tarde” serão suas tarefas a mais.

Incrivelmente, Animal Crossing: New Leaf se mantém um ambiente vivo graças não só as atividades frequentes da cidade, mas pelos personagens adoráveis que rotam pela cidade. De tempos em tempos, um novo vizinho vai embora e um novo entra, e a Nintendo parece ter se dedicado especialmente em escrever os diálogos graciosos de um dos melhores elencos de seus jogos. New Leaf vem com tantos personagens de personalidades tão diferentes, que se mantém sempre charmoso e diversificado. Em New Leaf, você sempre terá algo para fazer e alguém para conhecer.

E eu digo isso por experiência própria. Já são quase três anos jogando, e New Leaf nunca deixa de me impressionar por me recompensar em ser um jogador dedicado — e olha que basta apenas uma breve visita ao jogo antes de dormir para que o jogo conte como dedicação. Animal Crossing: New Leaf é um pequeno zen garden onde você pode ir escapar do seu cotidiano com um cotidiano mais calmo, onde os prazeres de viver pelos seus amigos e por ser incentivado a participar de um mundo onde as menores coisas importam. Olhando assim, talvez seja a melhor decisão que eu tenha tomado, sim.

Animal Crossing: New Leaf é um exclusivo para Nintendo 3DS e pode ser adquirido na Nintendo eShop.