Marca do site Pão com Mortadela

Here And There Along The Echo

Here And There Along The Echo

Não só uma das melhores experiências jogáveis dos últimos anos, Kentucky Route Zero é um incrível criador de lendas. Seu universo calcado no realismo fantástico, com fortes referências à literatura romântica e ao cinema de Tarkovsky (principalmente StalkerSolaris) dão aos ambientes e aos personagens do jogo dividido em cinco atos uma aura emblemática e inquisitiva. Não dá pra não se sentir preso ao universo de KR0 para descobrir os mistérios por baixo da encenação teatral.

Em Here And There Along The Echo, a desenvolvedora Cardboard Computer continua com a estratégia de divulgar, entre o lançamento de atos, um “interlúdio” com materiais que darão base para eventos do ato seguinte. Se já se discute o quão “jogo” Kentucky Route Zero é, os interlúdios são ainda mais radicais em jogabilidade. Nos anteriores, visitamos uma exposição artística (Limits & Demonstrations) e tomamos o centro do palco em uma peça teatral (The Entertainment). Agora, nós precisamos discar um número de telefone para poder experimentar o Serviço de Atendimento do Escritório do Turismo Secreto.

É exatamente isso. Here And There Along The Echo é um telefonema. Inclusive, você pode experimentá-lo direto do seu telefone. Ao discar um determinado número, você tem acesso ao menu interativo que levará você às narrações de lendas que permeiam o Echo River, um rio que cruza as cavernas na Kentucky de KR0. Guiado apenas pela voz de seu narrador, as histórias vão desde pequenos contos do dia-a-dia até misteriosas alegorias repletas de fantasia.

Claro, há surpresas. Em determinados momentos, o narrador cita alguns números que, se digitados, podem “liberar” mais opções; e brincadeiras dão um tom cômico para algumas sequências. No geral, porém, Here And There Along The Echo é um interlúdio que segue com bastante precisão os atos de Kentucky Route Zero: qualquer humor está ali para o propósito de relaxamento, visto que as narrações acabam sendo bastante intensas e, em alguns casos, até amedrontadoras. Não há grandes interpretações, também: embora possua grandes referências às narrativas de Tennessee Williams e ao realismo fantástico das novelas escritas por computadores como o Racter. Mas, diferente do jogo “base”, Here And There… não busca conceitos maiores do que sua própria narrativa.

O que é libertador, diga-se de passagem. Porque, uma vez que todos os jogos que sustentam esse universo de KR0 são frutos de grandes interpretações quanto ao game design, e a discussão se eles são jogos ou não acaba sempre soterrando as qualidades do produto. Sim: Here and There Along The Echo é um jogo. Pode ter apenas uma tela, mas a interação está ali — e a dedicação do jogador se faz presente com força. Não há, porém, personagens a serem moldados pelo jogador, nem escolha do próximo destino. em Here And There Along The Echo, você decide qual a história que você quer ouvir.

E, diga-se de passagem, essa experiência vale mais a pena que muitas outras por aí.


Onde posso jogar Here And There Along The Echo? O jogo está disponível gratuitamente para Windows, Mac e Linux. O download pode ser feito no site oficial de Kentucky Route Zero. Você também pode jogar através do telefone, discando para o número indicado no site — mas lembre-se: é um telefone americano, e taxas internacionais serão cobradas.