Here And There Along The Echo

Não só uma das melhores experiências jogáveis dos últimos anos, Kentucky Route Zero é um incrível criador de lendas. Seu universo calcado no realismo fantástico, com fortes referências à literatura romântica e ao cinema de Tarkovsky (principalmente StalkerSolaris) dão aos ambientes e aos personagens do jogo dividido em cinco atos uma aura emblemática e inquisitiva. Não dá pra não se sentir preso ao universo de KR0 para descobrir os mistérios por baixo da encenação teatral.

Em Here And There Along The Echo, a desenvolvedora Cardboard Computer continua com a estratégia de divulgar, entre o lançamento de atos, um “interlúdio” com materiais que darão base para eventos do ato seguinte. Se já se discute o quão “jogo” Kentucky Route Zero é, os interlúdios são ainda mais radicais em jogabilidade. Nos anteriores, visitamos uma exposição artística (Limits & Demonstrations) e tomamos o centro do palco em uma peça teatral (The Entertainment). Agora, nós precisamos discar um número de telefone para poder experimentar o Serviço de Atendimento do Escritório do Turismo Secreto.

É exatamente isso. Here And There Along The Echo é um telefonema. Inclusive, você pode experimentá-lo direto do seu telefone. Ao discar um determinado número, você tem acesso ao menu interativo que levará você às narrações de lendas que permeiam o Echo River, um rio que cruza as cavernas na Kentucky de KR0. Guiado apenas pela voz de seu narrador, as histórias vão desde pequenos contos do dia-a-dia até misteriosas alegorias repletas de fantasia.

Claro, há surpresas. Em determinados momentos, o narrador cita alguns números que, se digitados, podem “liberar” mais opções; e brincadeiras dão um tom cômico para algumas sequências. No geral, porém, Here And There Along The Echo é um interlúdio que segue com bastante precisão os atos de Kentucky Route Zero: qualquer humor está ali para o propósito de relaxamento, visto que as narrações acabam sendo bastante intensas e, em alguns casos, até amedrontadoras. Não há grandes interpretações, também: embora possua grandes referências às narrativas de Tennessee Williams e ao realismo fantástico das novelas escritas por computadores como o Racter. Mas, diferente do jogo “base”, Here And There… não busca conceitos maiores do que sua própria narrativa.

O que é libertador, diga-se de passagem. Porque, uma vez que todos os jogos que sustentam esse universo de KR0 são frutos de grandes interpretações quanto ao game design, e a discussão se eles são jogos ou não acaba sempre soterrando as qualidades do produto. Sim: Here and There Along The Echo é um jogo. Pode ter apenas uma tela, mas a interação está ali — e a dedicação do jogador se faz presente com força. Não há, porém, personagens a serem moldados pelo jogador, nem escolha do próximo destino. em Here And There Along The Echo, você decide qual a história que você quer ouvir.

E, diga-se de passagem, essa experiência vale mais a pena que muitas outras por aí.


Onde posso jogar Here And There Along The Echo? O jogo está disponível gratuitamente para Windows, Mac e Linux. O download pode ser feito no site oficial de Kentucky Route Zero. Você também pode jogar através do telefone, discando para o número indicado no site — mas lembre-se: é um telefone americano, e taxas internacionais serão cobradas.