O mito do Garoto-de-Duas-Cabeças

In the Aeroplane Over the Sea é um dos álbuns mais adorados e menos comentados pelo mundo a fora. É estranho imaginar como as coisas podem se dar dessa forma, mas a verdade é que o trabalho da banda Neutral Milk Hotel, gravado em 1998, é um tanto quanto… estranho? Isso divide um pouco o público da banda: de um lado temos os que entram de cabeça no sonho surreal que é desenhado, aos poucos, por combinações estranhas de instrumentos , um vocal pouco convencional e letras capazes de fazer uma trip de LSD parecer brincadeira de criança; do outro lado tem mais gente, mas isso não importa muito.

2 headed boy
All floating in glass
The sun, it has passed, now it’s blacker than black
I can hear as you tap on your jar
and I am listening to hear where you are
I am listening to hear where you are

É difícil estabelecer uma linha exata, uma ideia próxima, de como, ou sobre o que, algumas músicas que estão em alta hoje se tratam. Apesar disso, fica evidente que quando ouvimos uma música, somos capazes de entender sua mensagem – seja ela passada intencionalmente ou não. Existe sempre uma narrativa. Seja a da diversão pela diversão, a da concientização ou crítica, a do amor não correspondido, e por aí se vão muitas outras. O que acontece com IAOS, entretanto, é que a linguagem usada é outra, o que muda a narrativa e a maneira como devemos encará-la.

Quando eu digo que este é um dos álbuns menos comentados por aí, cabe nessa afirmação um sentimento de frustração de quem tenta analisar, de alguma maneira, com ferramentas erradas, uma obra que talvez não tenha sido criada com uma necessidade de entendimento inerente. IAOS condiz muito mais com a realidade de um sonho ou fantasia, narrada por uma linguagem carregada por uma estética ou apelo visual, do que uma mensagem realmente textual-oral comum, que possa ser compreendida por esses meios. E, afinal de contas, somos capazes de nos deixar levar por essa linguagem?

O álbum é, sem dúvidas, um trabalho muito interessante – para dizer o mínimo –, e que vale muito a pena ser curtido.